Estudo da viabilidade, da segurança e dos resultados de curto prazo do uso terapêutico de canabidiol (CBD) no tratamento da dependência de cocaína na forma de crack

Título abreviado do projeto: Uso do canabidiol no tratamento da dependência de crack

Equipe ou professor e alunos do PGCTS responsáveis/ parceiros: Prof. Dra. Andrea Gallassi. Aluna (já defendeu): Larissa Alencar Rodrigues. Novos alunos entrarão na pesquisa no próximo processo seletivo.

Número do parecer com aprovação comitê de ética: CEP/FCE: número de parecer 2.636.334/2018 e CAAE: 82559418.5.0000.8093; CEP da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS: número de parecer 3.591.948/2019 e CAAE 82559418.5.3001.5553.

Frase para a chamada no Site do projeto que desperte a atenção do público: Você tem dependência de crack ou conhece alguém que tenha? Tem interesse em um novo tipo de tratamento? Estamos testando o canabidiol.

Descrição resumida da proposta do projeto: O objetivo desta pesquisa é averiguar se o uso do canabidiol tem eficácia maior entre os dependentes de crack/cocaína em comparação com o tratamento convencional. A participação se dá a partir da composição de um dos 2 grupos da pesquisa que será feito por meio de um sorteio: o grupo CBD e o grupo convencional; o grupo CBD receberá o canabidiol como tratamento medicamentoso para o problema de dependência de crack, e o grupo convencional, receberá os medicamentos convencionais para o tratamento da dependência de crack. O participante não saberá qual será o medicamento que fez uso ao longo do período da pesquisa, sendo revelado após sua conclusão. Isso é para garantir uma melhor segurança nos resultados obtidos. A pesquisa acontece na Universidade de Brasília, campus de Ceilândia.

Público-alvo: Pessoas com dependência de crack, maiores de 18 anos, residentes do DF ou região metropolitana (entorno).

Impacto social: Compatível com a escassez de opções terapêuticas atuais para o tratamento da dependência de crack, espera-se que este estudo possa contribuir para a implementação de um programa de investigação rigorosa sobre os potenciais benefícios terapêuticos dos canabinóides, sendo o canabidiol um deles, dada a alta prevalência deste problema no Brasil e das poucas oportunidades para se desenvolver estudos desta natureza, o que devem ser urgentemente priorizados. Nesse sentido, os desfechos primário e secundário do presente estudo serão:

- redução ou interrupção do uso de crack pelos participantes;

- segurança do tratamento (por exemplo, efeitos adversos);

- uma possível mudança no uso das outras drogas, além do crack (no caso dos poliusuários);

- uma possível mudança no padrão de saúde mental e física ou comportamental.

A pesquisa já gerou a publicação dos artigos:

- Rodrigues, L. A., Caroba, M. E. S., Taba, F. K., Filev, R., & Gallassi, A. D. (2020). Evaluation of the potential use of cannabidiol in the treatment of cocaine use disorder: A systematic review. Pharmacology Biochemistry and Behavior, 172982

- FISCHER, B. J. ; KUGANESAN, S. ; GALLASSI, A. D. ; LOPES, R. M. ; BRINK, W. V. D. ; WOOD, E. . Addressing the Stimulant Treatment Gap: A Call to Investigate the Therapeutic Benefits Potential of Cannabinoids for Crack-Cocaine Use. International Journal on Drug Policy, v. 26, p. 1177-1182, 2015

Serviço/produto oferecido à comunidade e formas de acesso: tratamento e fornecimento dos medicamentos de forma gratuita para as pessoas com dependência de crack

Contato: Whatsapp da pesquisa: 61 9996-7060.

Acesse aqui as principais entrevistas na TV e em jornais concedidas pela Prof. Dra. Andrea Gallassi sobre o tema drogas